A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Actemra (tocilizumabe), utilizado no tratamento da artrite reumatóide, doença que atinge 1% da população mundial, ou seja, 21 milhões de pessoas. O Brasil tem cerca 1,5 milhão de portadores.
A aprovação foi baseada em dados de estudos clínicos realizados em pacientes de diversos países, entre eles do Brasil, que teve 200 participantes. De acordo com o reumatologista Morton Scheinberg, que realizou pesquisas com o medicamento, o tocilizumabe inibe a ação da interleucina 6 (IL-6), substância produzida em excesso pelos pacientes com artrite. A fabricação anormal de IL-6 é uma das responsáveis pela inflamação crônica e destruição progressiva das articulações. “O bloqueio da ação da IL-6 pelo medicamento mostrou-se eficaz na redução da inflamação das articulações, diminuindo a dor, o inchaço nas juntas, anemia e a fadiga que normalmente acompanham a doença”, afirma.
A artrite é uma doença crônica que afeta as articulações, mas é também sistêmica e pode afetar outros órgãos.
Um comentário:
Tenho artrite desde q me conheço por gente,(Bebe). qria muito ter a chance de ser uma voluntaria p/ testar qlqer droga q faça estas dores passar,pois os remedios q tomo so me fazem mais mal ainda. tenho agora pbm no estomago por causa dos medicamentos, Amei a materia, obg,
Postar um comentário