sábado, 31 de janeiro de 2009

Artrite gotosa aguda

Causas, incidência e fatores de risco:

A gota é causada por um defeito no metabolismo que resulta em uma superprodução de ácido úrico, ou uma capacidade reduzida dos rins de eliminar o ácido úrico. A causa exata do defeito metabólico é desconhecida. O distúrbio também pode se desenvolver em pessoas com diabetes melitoobesidade,anemia de células falciformes e doença renal; pode, ainda, ocorrer após uma terapia com drogas que interferem na excreção do ácido úrico.

A gota tem quatro estágios: assintomática (sem sintomas), aguda, intercrítica e crônica. Na artrite gotosa aguda, os sintomas se desenvolvem repentinamente e geralmente envolvem apenas uma ou algumas articulações. A dor freqüentemente começa durante a noite e é normalmente descrita comolatejante, devastadora ou atroz. A articulação parece infectada, com sinais de calor, vermelhidão e sensibilidade. Os ataques de dor nas articulações podem diminuir em alguns dias, mas podem recorrer em intervalos irregulares. Ataques subseqüentes costumam durar mais tempo. Em algumas pessoas, pode evoluir para artrite gotosa crônica, enquanto em outras não há ataques posteriores.

O risco é mais elevado em homens, mulheres na menopausa e pessoas com doença renal, diabetes melito, anemia de células falciformes ou obesidade. A incidência é de 5 em cada 1.000 pessoas.

Nenhum comentário: